Conceição do Mato Dentro
Integrando o circuito Serra do Cipó, Conceição do Mato Dentro, capital mineira do ecoturismo, é um local de características naturais bastante peculiares: uma variedade de ecossistemas domina a paisagem, de serras a vales fluviais. Buscando garantir a integridade de importantes ecossistemas, a Prefeitura instituiu a criação do Parque Municipal Ribeirão do Campo, o maior parque municipal do Estado, com uma área de 3.150 ha, e da Área de Proteção Ambiental Serra do Intendente, conservando as raras variedades animais e vegetais da Cadeia do Espinhaço.
Somando à beleza paisagística da região, estão várias quedas, piscinas e poços naturais de águas cristalinas, provenientes de inúmeras nascentes. O destaque fica para a Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta do Estado e a segunda mais alta do Brasil, com 273 m de queda livre.
A religiosidade é uma característica marcante da cidade. No contexto cultural, Conceição do Mato Dentro tem um patrimônio histórico formado por igrejas, capelas, chafarizes e outras edificações de interesse datadas do século XVIII. Centenas de romeiros chegam a Conceição do Mato Dentro para uma das mais tradicionais festas religiosas de Minas Gerais, o Jubileu de Bom Jesus de Matozinhos, realizado entre 13 a 24 de junho. Na culinária típica, destaca-se uma gostosa tradição da cidade, o pastel de angu, facilmente encontrado nos bares e restaurantes.
Principais pontos Turísticos
Cachoeira do Tabuleiro
A Cachoeira do Tabuleiro esta localizada em Conceição do Mato Dentro - MG. Em Minas Gerais ela se destaca por ser a maior cachoeira do estado, com seus 273 metros de queda livre, cercada por um imponente paredão rochoso com tons avermelhados. O volume da cachoeira varia de acordo com as estações das chuvas, formando um grande poço de aproximadamente 700 m². A temperatura de suas águas está sempre abaixo dos 20°C. A vegetação em seu entorno é composta por pequenas manchas de matas de galeria, campos rupestres e cerrado. Seguindo o curso do rio Ribeirão, tem-se um grande vale com diversos poços entre as pedras, propícios para banho. Já na parte alta da cachoeira há formação de pequenas quedas d'água e poços. Localizada a 15km de Conceição do Mato Dentro sentido Belo Horizonte.
Cachoeira Três Barras
A queda da Cachoeira Três Barras tem aproximadamente 13m de altura. A cachoeira é formada em um paredão de aproximadamente 40m de largura. A Cachoeira de Três Barras possui grande volume d'água durante todo o ano, aumentando nos períodos de chuva. O poço formado pela queda têm aproximadamente 1.200m² e sua profundidade é superior à 3m. A água tem temperatura agradável, é inodora e tonalidade caramelo.
Balneário da Água Quente
Uma piscina de água corrente formada a partir do represamento do curso d'água. Há quiosques e uma ducha artificial circundada por pedras. Está localizada bem próximo ao centro da cidade e o acesso pode ser feito à pé ou de carro. Acesso: Este é um atrativo urbano. São alguns metros de caminhada saindo pelo bairro Maranhão.
Canyon do Peixe Tolo
Localizado no distrito de Itacolomi, dentro do Parque Estadual da Serra do Intendente, o atrativo é um dos grandes potenciais turísticos do município. Considerada a segunda maior da região, a Cachoeira do Peixe tem aproximadamente 200m de queda livre. A imponência deste conjunto cativa os olhos de qualquer visitante.
Salão de Pedras
Um dos principais atrativos de Conceição do Mato Dentro, com uma área total de 852 hectares, o Salão de Pedras localiza-se na parte mais alta da encosta do Campo Grande, região Oeste do município. Elevado à categoria de Parque Municipal em dezembro de 1999, é desde 2005, uma área da reserva da biosfera da Serra do Espinhaço.
Cachoeira do Mutambo
A Cachoeira do Mutambo possui uma única queda de aproximadamente 30m de altura. Tem um volume d'água pequeno e não forma nenhum poço, pois deságua em cima de rochas. Sua água é bastante fria, transparente e inodora, ideal para banhos de ducha. Sua vegetação circundante é formada por uma mata bastante densa, apresentando árvores de porte médio.
Rabo de Cavalo
Localizada na área de Proteção Ambiental Peixe Tolo, tem 120m de altura com um poço de 1.750 m com profundidade superior a 6m. Em seu arredor a vegetação é de mata ciliares, e campos rupestre. Acesso: São 24KM da cidade de Conceição do Mato Dentro em direção ao distrito de Itacolomi, e mais 40min até a cachoeira.
Poço Pari
Um lago natural com aproximadamente 100m de diâmetro perto da cachoeira do Tabuleiro no Parque Natural Municipal de Ribeirão do Campo, em seu redor encontre-se a mata ciliar e uma prainha de pedras brancas. Acesso: Distrito de Tabuleiro, com uma caminhada de aproximadamente 15min. É cobrado uma taxa de R$ 10,00 para o acesso.
Córrego do Baú
O Córrego do Baú forma um complexo de atrativos composto por alguns "panelões" formados nas rochas e por duas quedas d'água (baú e Baú de Baixo). O volume d'água é pequeno, de boa aparência e temperatura agradável. A Cachoeira do Baú tem aproximadamente 4m de altura, mas não forma poço, já que a água cai diretamente nas rochas. A área é contornado por blocos de pedra e mata ciliar bastante rala. O local é propício para duchas. A Cachoeira do Baú de Baixo tem aproximadamente 20m de altura, apresentando uma única queda que também não forma poço, pois a água cai em cima de blocos de pedras. Sua vegetação circundante é constituída de cerrado e mata ciliar. A parte de cima propicia uma vista panorâmica do encontro do Córrego do Baú com Rio Santo Antônio, além de uma extensa mata com árvores de médio porte.
Poço Piraquara
É uma piscina natural formada em um trecho do rio Parauninha, possui aproximadamente 600m de área por 3m de profundidade, sua tonalidade é cinza escuro. No entorno concentra-se relevo irregular e mata ciliar rala. Acima do curso do encontra-se outra piscina com mata ciliar mais densa. Deve - se ter atenção com os mergulhos, pois também existem blocos de pedras submersas. Esta área é protegida pela lei Orgânica Municipal.
Poço Azul
O Poço Azul é um pequeno poço, todo ladeado por rochas, formado por um filete d'água que nasce nas proximidades do Salão de Pedras. Tem aproximadamente 42m² de área e profundidade máxima de 1,8m. A água impressiona por sua tonalidade azul e por sua transparência.
Colina da Paz
É composta por formações rochosas espalhadas em largo perímetro na parte suave da encosta de uma colina, o Campo Grande, dentro do Parque Natural Municipal Salão de Pedras. A paisagem ao redor compõe-se de matas de galeria, campos de altitude, capões de mata, candeias e pelo conjunto único de rochas muito antigas, trabalhadas pela ação das chuvas e dos ventos.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Iniciou-se sua construção nos primeiro ano do século XVIII, por Gabriel Ponce de Leon, que trouxe de ITU -SP a imagem da Padroeira. A sacristia exibe magnífico conjuntos de pinturas constituídos pelo painel do forro, de autoria desconhecida, e por uma série de painéis laterais cuja autoria até hoje é polêmica entre Silvestre de Almeida Lopes e Manoel da Costa Ataíde. Nelas estão representadas cenas relativas à Paixão de Cristo, em 1948 e foi tombada pelo IPHAN, que também executou obras de restauração na Igreja. Acesso: R. Daniel de Carvalho, Conceição do Mato Dentro.
Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Depois de um incidente entre brancos e negros ocorrido na matriz em 1727, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos decidiu construir outra igreja. Em 1730 recebeu sua bênção de inauguração. Acesso: Bairro Rosário, centro.
Capela de San'tana
Construída em terreno doado por Gabriel Ponce de Leon, teve sua inauguração em 14/07/1774. Em 1880 foi reconstruída por iniciativa do Dr. Joaquim Bento de Oliveira. Foram preservados os arcabouços do edifício, o sino e as imagens de Sant’Ana e São Benedito. Em 1955 a capela foi reformada, possuindo um ambiente único, com frontão decorado de talhas em bicas, características da região de Diamantina, passando a predominar elementos neoclássicos. A igreja foi tombada pelo patrimônio municipal. Acesso: Bairro Santana, Centro.
Santuário do Bom Jesus de Matozinhos
Dom Frei João da Cruz, bispo do RJ, depois de uma visita pastoral ao arraial, sugeriu a construção de um pequeno templo para a imagem de Cristo Crucificado, tida como milagrosa em 1745. A Irmandade do Senhor do Bom Jesus de Matozinhos decidiu construir uma nova igreja aproveitando a primeira capela. Esta obra foi concluída em 1773, e em 1778 a calçada rústica dando acesso a capela. Em 1931 e 1934, a igreja foi demolida e substituída por uma nova construção moderna, que conservou apenas obras de talha. Acesso: Bairro Matozinhos, centro de CMD.
Festas
FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO (01 /01)
Criada em 1723, é uma festa religiosa que acontece a mais de 200 anos. Os reis têm seus nomes escolhidos através de sorteios ou aclamação, seguindo em cortejo acompanhados por vários grupos flocóricos da cidade e região.
FESTA DE SÃO SEBASTIÃO (20/01)
A festa tem início no dia 11/01, e neste período o povo recebe bênçãos sobre simbolos que irão protegê-los da peste, fome e guerra. Há apresentações com artistas da região, bandas, barraquinhas e leilões de produtos doados por fiéis.
JUBILEU DO SENHOR BOM JESUS DO MATOZINHOS (13/06-24/06)
O Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos é a maior festa da cidade e é realizada desde o ano de 1787, no período de 13 a 24 de junho. Nessa época, a cidade se transforma com a vinda de milhares de romeiros e com intensa movimentação de fiéis, cavaleiros e de comerciantes que se instalam na colina do Santuário durante a festa, para agradecer ou implorar graças ao Bom Jesus.
PROJETO DA MATRIZ (07/09)
Por iniciativa de João Bosco e Betânia, teve início na década de 80, promovendo o turismo cultural na cidade. São apresentadas diversas atividades culturais, teatros, oficinas e shows musicais, recebendo grandes nomes da MPB. Atualmente se realiza na Praça do Rosário.